sexta-feira, 7 de março de 2008

Anorexia: O que a caracteriza?


A Anorexia Nervosa é uma doença que afecta, sobretudo, jovens adolescentes do sexo feminino.

Mas, na realidade, pode ocorrer em pessoas de ambos os sexos e das mais variadas idades.

A característica mais comum é a perda de peso, associada a uma progressiva mudança de comportamento.

A referida perda de peso é lenta mas progressiva e, normalmente, tem início com uma dieta normal, podendo também ocorrer de forma brusca como consequência de uma determinada restrição alimentar.

Na maior parte dos casos, as primeiras preocupações surgem após a insistência nessa mesma dieta, ao longo de alguns meses, e consequente excessiva perda de peso.

As tentativas para lhes fazer diminuir, ou acabar, com a restrição alimentar, são normalmente encaradas com muita resistência.

Passar o tempo a discutir, confrontar, ameaçar e fazer tentativas de suborno, são razões suficientes para desconfiar de um caso de Anorexia Nervosa.

Uma rapariga com um peso abaixo da média, ou seja, com IMC's baixos (ex:1,65 altura 38 Kg), provavelmente deixará de poder continuar a frequentar a escola.

Passa por uma grande mudança de comportamentos, que se traduzem, numa fase inicial, em se tornar demasiado séria e introvertida e, posteriormente, em deixar de ser alegre e raramente querer sair de casa.Começa a perder o contacto com os amigos e, progressivamente, vai deixando de se interessar por tudo aquilo que não seja a perda de peso.

Demonstra um comportamento obsessivo na cozinha, preocupando-se com questões como a limpeza, arrumação e, sobretudo, com as horas exactas de tomar as refeições.

Para além disso, procura cozinhar para a família, encorajando-a a comer.
Passado algum tempo, os seus argumentos, face à sua visível perda de peso e fraca alimentação, diminuem, a "dependência" aumenta e o seu comportamento passa a afectar, e a controlar, todos aqueles que a rodeiam.

Causas:Existem alguns aspectos nas causas para a Anorexia Nervosa que ainda são desconhecidos. Mas sobre aquilo que é conhecido, existem diversos factores que juntos poderão provocar esta doença.
Esses factores incluem: a natureza da personalidade da rapariga em causa; aspectos familiares - como por exemplo, a forma de relacionamento entre membros da família - e eventuais problemas que tenha fora de casa, sobretudo na escola.

Existe ainda uma causa que pode aumentar o risco de vir a sofrer de Anorexia Nervosa: a predisposição genética, ou seja, haver na família alguém que sofra da mesma doença.
O "gatilho" para a Anorexia Nervosa, é a perda de peso sem justa causa, normalmente encarada com uma pequena dieta para reduzir "gordurinhas".

As personalidades destas raparigas são caracterizadas por serem conformistas, disciplinadas e trabalhadoras.
Comparativamente a outras raparigas da mesma idade, as anorécticas parecem ter no seu comportamento uma maior sensibilidade, tendendo a ser mais obsessivas, organizadas, muito meticulosas e cuidadosas.
Estas características marcam, normalmente, presença antes de sofrerem Anorexia Nervosa e acentuam-se com o desenvolvimento do distúrbio alimentar.

As relações familiares, mesmo que até á data fossem tidas como boas, deixam de o ser, uma vez sofrendo desta doença.

Os pais dos anorécticos depositam, normalmente, nos filhos grandes expectativas. Mas a Anorexia Nervosa é uma doença que dificilmente lida com a imposição dos valores criados pelos progenitores, pois as anorécticas estabelecem excessivos padrões para si próprias.

Existem dois tipos de Anorexia Nervosa:Anorexia Nervosa Restritiva - É caracterizada por uma dieta rigorosa e recusa em manter um peso normal;
Anorexia Nervosa Compulsiva/Purgativa (também designada por Anorexia Nervosa Bulimica) - Aqui predominam as crises bulimicas e os comportamentos para evitar o aumento de peso.


Retirado do site http://www.comportamentoalimentar.pt/

Sem comentários: